Autora de 12 romances e favorita ao prêmio Goncourt de 2025 com La nuit au coeur, Natacha Appanah terá o seu primeiro livro publicado no Brasil com a edição de Trópico da violência. Francesa nascida nas Ilhas Maurício, Appanah é jornalista e publicou em 2003 o romance Les rochers de poudre, dando início a uma consistente carreira literária. Com a publicação de Trópico da Violência, que esteve entre os indicados ao prêmio Goncourt e foi vencedor do prêmio Femina des Lycéens de 2016, Appanah passa a fi gurar entre os maiores nomes da literatura francesa contemporânea. O livro foi adaptado ao cinema em roteiro trabalhado por Delphine de Vigan, outra grande autora contemporânea francesa igualmente publicada no Brasil pela Paris de Histórias. La nuit au coeur, lançado na rentrée littéraire de 2025, está na lista de fi nalista dos maiores prêmios literários franceses, como o Médicism o Femina, o Renaudot e o Goncourt. O livro é apontado pela mídia especializada do país como o mais forte concorrente aos prêmios, superando nomes como Emmanuel Carrère e David Diop.
A história se passa em Mayotte, departamento francês situado no continente africano, e gira em torno de Moïse, adolescente criado por uma enfermeira de chamada Marie, que o adotou ainda bebê após a morte de sua mãe (uma imigrante das Comores). Apesar de uma infância estável, Moïse entra em crise e decide procurar suas origens — o que o leva aos bairros pobres e violentos de Mayotte. Lá, ele se envolve com um grupo de jovens delinquentes liderados por Bruce.
A partir daí, Moïse mergulha num mundo de miséria, abandono e violência, revelando os limites e contradições de um território francês ainda submetido às condições brutais de pobreza e desigualdade que marcam as relações coloniais dos países europeus com o continente africano.
O livro tem previsão de lançamento para outubro de 2026. Trópico da violência, de Natacha Appanah. Tradução de Lorena Figueiredo. Editora Paris de Histórias. 200 páginas.


Avaliações
Não há avaliações ainda.